faixa
Faixa de protesto contra o descaso com a Vila de Samambaia

A Vila de Samambaia que fica a 36 quilômetros da cidade de Tobias Barreto no sentido Tobias Barreto - Poço Verde e com uma população de quase dois mil habitantes vem sofrendo com o descaso das administrações anteriores e o esquecimento da administração atual em cumprir as promessas feitas no fervor da campanha eleitoral.


Um lugar de pessoas honestas e trabalhadoras, com uma juventude ávida de condições dignas para tornarem seus sonhos em realidade, a Vila de Samambaia, em questões sanitárias, ainda vive no século XVII. Os esgotos, à céu aberto, jorram pelas ruas da comunidade forçando aquele povo a ter que conviver com esta situação degradande e indigna para qualquer cidadão que paga seus impostos e requer um mínimo para ter uma vida saudável.

Para tornar o fato mais trágico, vamos a dois exemplos que deveriam revoltar até os 'cabos' eleitorais dos políticos que elegemos baseados em promessas:

posto de saúde posto de saúde 2
Escombros dos muros do posto de saúde
Matagal no posto de saúde de Samambaia
  • As pessoas que vão ao posto de saúde buscar uma solução para o que estão sentindo, acabam é sentindo o cheiro do esgotoque passa em frente ao posto. Onde deveria ser um exemplo de higiene, o descaso público torna-o em um símbolo da anti-higiene.
esgoto posto1
Esgoto a céu aberto
Esgoto e matagal próximo à Igreja Matriz
  • É sabido que a maioria dos políticos gosta de obras que dão 'visibilidade'. Como fazer rede de esgotos não é 'visível', resolveram em administrações anteriores fazer uma fossa de decantação (um grande vaso sanitário) em um terreno próximo da vila. Todos os dejetos iriam parar lá e foram. Feito isso, sem planejamento, vem outro problema. A maioria dos políticos, mais uma vez, são ótimos em inaugurar obras, mas em mantê-las não há 'visibilidade'. O 'poço de bosta', sem manutenção, transbordou e está caindo no único riacho da comunidade.Os pais de família olham para isto e, saudosos, contam que ali era onde eles nadavam, brincavam, pescavem, enfim passaram sua infância. E os filhos dele?
esgoto posto1
Poço de decantação estourado
Poço de decantação transbordando

Vamos, então, para as obras de visibilidade. Fizeram da Samambaia, um canteiro de obras - todas as ruas deveriam ser calçadas. Algumas foram terminadas. Contudo, a rua que corta a vila e passa pela escola da comunidade está inacabada e na chegada da instituição de ensino dali já estão pensando em fazer uma exibiçao de motocross em forma de protesto.


esgoto posto1
Ruas tomadas pelo mato
Calçadas tomadas pelo mato
esgoto posto1
Esgoto a céu aberto
Ruas sem pavimentação

A pergunta é: Quem representa esta terra? Somos cidadãos ou reféns do poder?

A desordem e a indiferença são sentimentos vividos nos últimos tempos na Vila de Samambaia - terra desprezada pelo olhar das administrações - sente na pele as truculentas atitudes politiqueiras de homens submetidos aos seus próprios desejos e à vontade de grupos bem articulados que falam de coisas estranhas que sua gente não entende.

Lixão próximo ao campo de futebol
Lixão próximo ao campo de futebol da Vila de Samambaia

A Vila de Samambaia exije respeito! Não podemos deixar que os lixões que se proliferam, maculem a imagem de uma terra amada pelo seu 'verdadeiro' povo.

Um lugar reconhecido nacionalmente pelo seu artesanato - o rechileur -, um lugar que, ainda, abriga uma mata vigem exuberante - a Serra dos Macacos, um lugar que é referência no esporte local, um lugar que pelas sua credenciais merece mais respeito das autoridades responsáveis, no último final de semana colocou oa trevo de Lagoa das Pedras uma faixa de protesto com os seguintes dizeres:

Visite a Vila de Samambaia antes que acabe!


O ato mostra apenas a indignação de alguns cidadãos, o próximo passo será encaminhar as denúncias ao Ministério Público. Esperamos que o poder realmente emane do povo e que as autoridades competentes façam valer o respeito que esta comunidade merece.

2 comentários
  1. Estéfane Lindeberg 16 de junho de 2011 às 00:09  

    É lamentavel saber que, o maior povoado, perdão, a "maior vila", poisde tão grande que é, nem povoado é mais, esteja nem situação.
    Porem eu lemento, no entando ACHO BEM EMPREGADO! ACHO ATE QUE É POUCO!

    Penso que que é bem feito!!!

    Como pode um comunidade com tanto atributo, como ja foi sitado, deixar que esse descaso aconteça?
    - Como pode uma comunidade, que possui praticamente uma base da UFS instalada em sua barbas, deixar que essa imundice prolifere?
    - Como pode uma comunidade que abriga uma flora (planta) com diversas especie ja em extinção nas demais area do BRASIL, deixar que avacalhação continue?

    Ate parece que todos esqueceram qual é o maior colegio eleitoral de Tobias Barreto!!

    E não me venha dizer que a Vila de Samambaia estar nesse abandono todo, por que "não tem um representante na câmara legislativa!"
    Não tem nada a ver!
    Ninguem precisa de PARASITA para melhorá! (Só a evolução das especies, mas isso demora milhoes de ans!!)

    O que falta é vergonha da comunidade de Samambaia, para exigir o respeito que merece!

    Peço desculpa,se estou sendo ríspido, mas é que não consigo conceber a ideia que toda uma comunidade precise padecer tanto, para entender que outros povoados estão "varvando" em beneficios devidos aos "parasitas ja informado" que faturam com projetos e regalias! Será que em Nova Brasilia, esses descaçoes tambem existem??

    Tem uma frase que é atribuida a Tobias Barreto, que diz assim: " Quem não ler, não pensa. E quem não pensa para sempre será escravo"

    Se voce ja chegou ate aqui nessa critica é por que leu. Mas será que voce pensa??

    Adoraria "ler" sua critica.

  2. Estéfane Lindeberg 16 de junho de 2011 às 00:17  

    Errata: onde se ler "varvado", peço que leia "farvando".

    Desculepe pelos demais erros, é que a indignação me deixou cego. Quando percebi ja havia publicado!!!!

    Lamento os erros, o desabafo porem não tiro uma virgula sequer!!!!!