No ultimo dia 22 de maio, o MOVAM em parceria com Escola Estadual Presidente Castelo Branco desenvolveu uma atividade de Educação Ambiental no Parque dos Falcões, no município de Itabaiana-SE. Para alcançar tal objetivo, foi realizado uma excursão para que os alunos pudessem perceber que o homem é parte dos meio ambiente, e não dono dele.







Na ocasião, os alunos puderam perceber de forma prática, a importância que todos os seres desempenham na natureza. Presenciaram in loco o equilíbrio que existe na natureza e o quanto as ações do homem pode interferir nesse equilíbrio.



Enquanto os alunos seguiam pelas trilhas do Parque dos Falcões em direção as cachoeiras , escalado paredões ate o topo da serra, a 560 metro de altitude, os guias locais iam explicado sobre a vegetação e o relevo do parque.

Em seguidas, os participantes da excursão foram conhecer sobre o comportamento das aves de rapinas, a especialidade do parque. Um dos pontos mágico da visita, é a oportunidade de ter uma dessas aves nas mãos.

A sensação de dever cumprido e de objetivo alcançado veio quando os alunos em cada local de parada se preocupava em recolher eventuais lixos encontrado no caminho e quando perceberam que as aves não foram feitas para estar presas,"elas são seres vivos e tem direito a liberdade. Aqui no parque o que fazemos é cuidar delas e sempre que elas estão prontas para retornar ao ambiente natural, nos a soltamos"Explicou o guia.
"É preciso mostrar para a juventude que existem muito mais coisas, além do que seus olhos enxergam. E que, cuidar do ambiente é tarefa de todos" enfatiza o professor Estéfane.

1 comentários
  1. Anônimo 28 de maio de 2008 às 16:49  

    Eu acho esse tipo de atividade muito importante pois disperta o enteresse do aluno. Alem de ser com certeza, uma forma eficaz de ensinar educaçao cidadã e ambiental. Abraço.