Nos próximos dias 3 e 4 de dezembro, o Teatro Tobias Barreto e o  Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, serão cenários de um  importante e inédito desafio a ser realizado pelo Governo de Sergipe,  por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult): a I Conferência  Estadual de Cultura de Sergipe.
A  Conferência Estadual, patrocinada pelo Instituto Banese, surgiu a  partir da articulação entre Governo, representantes da sociedade civil  organizada, atores culturais, e instituições de grande contribuição  cultural. Esta conferência acontece como fase preparatória para a II  Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março de 2010, em  Brasília, se configurando como um passo importante para consolidação do  Sistema Estadual de Cultura, em consonância com o desafio de  regulamentação do Sistema Nacional (SNC), e para formatação do Plano  Estadual de Cultura.

A base para a realização da  conferência em sua esfera estadual foi constituída a partir da  realização das conferências municipais. Pela primeira vez, o Governo do  Estado somou esforços junto aos municípios e foi possível promover em  Sergipe uma discussão qualificada e representativa sobre a cultura  local, com um total de 31 conferências realizadas nos 75 municípios  sergipanos em outubro, e com um número bastante expressivo de delegados  escolhidos, aproximadamente 300.
Durante a  Conferência Estadual os delegados vão trabalhar com as propostas das  conferências municipais já sistematizadas pela Comissão Estadual e  poderão acrescentar novas propostas de âmbitos estadual e nacional. No  final, devem ser escolhidas quatro propostas de âmbito nacional por  eixo para envio para a Conferência Nacional. As propostas de âmbito  estadual podem subsidiar o Plano Estadual de Cultura e a criação de  programas e projetos da Secult.
Assim como nas  conferências municipais e na etapa nacional, a discussão das propostas  será dividida em cinco eixos temáticos: Produção simbólica e  Diversidade cultural, Cultura, Cidade e Cidadania, Cultura e  Desenvolvimento Sustentável, Cultura e Economia Criativa, Gestão e  Institucionalidade da Cultura.
Farão parte da  Conferência os delegados, os convidados e qualquer pessoa que tiver  interesse em participar. Para tanto, o cidadão deve se inscrever na  categoria de ‘observador’. As inscrições para observador já podem ser  feitas pela internet, através do www.divirta.se.gov.br, até as 18h do  dia 1º de dezembro ou presencialmente, na sede da Secult, em horário  comercial, até o dia 01 de dezembro e no local do evento até 12h do dia  03 de dezembro.
A sede da Secult fica em Aracaju, na  rua Dr. Leonardo Leite, 1051, bairro Treze de Julho. Mais informações  através do telefone (79) 3179 1916 e no portal Divirta-SE e no blog da  conferência: www.conecult.se.gov.br.
Programação:

03 de dezembro:

8h - Credenciamento

9h30 – Abertura oficial

10h30 – Painel “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” – MinC;

11h30 - Leitura e Aprovação do Regimento Interno;

Local: Teatro Tobias Barreto

12h30 – Almoço;

14h – Início do trabalho em grupos;

16h – Intervalo;

16h15 – Continuação dos trabalhos em grupo;

18h – Encerramento do primeiro dia com apresentação cultural e coffee break.

Locais: Teatro Tobias Barreto e CIC


04 de dezembro:

9h – Painel Economia da Cultura;

10h - Início do trabalho em grupos (revisão e formatação das propostas que irão para a plenária);

12h30 – almoço;

14h – Plenária;

17h – Eleição dos delegados;

18h – Encerramento com apresentação cultural e coffee break.

Locais: Teatro Tobias Barreto e CIC




O  MOVAM entende que esse é um momento importante e que será uma espaço  privilegiado para discultir a cultura em nosso estado. Pensando assim,  estará encaminhando o nome de dois dos seus  membros, para que possam  contribuir e engrandecer a cultura de Tobias Barreto nesse espaço de  discussao.

0 comentários