Não é novidade para ninguém que ¾ da superfície do Planeta Terra é composto por água. Assim como não é novidade para quase ninguém que 94,5% da água existente na Terra está concentrada nos mares: água salgada, que não se pode beber. Dos 5,5% restantes, a maior parte está congelada nas calotas polares ou em camadas subterrâneas profundas e inacessíveis. Apenas cerca de um centésimo das águas do nosso planeta está à disposição como água potável.
Remando contra toda lógica de zelo com esse recurso precioso, a espécie humana, embebida por sua soberba de “inteligência”, continua a fazer de nossa água potável, local para deposito de seus lixos.
Para tentar mitigar ( diminuir) esse problema, a Organização das Nações Unidas instituiu a Década da Água Potável, como campanha em prol de uma utilização mais responsável do precioso líquido, no dia 10 de novembro de 1980.
Todos os anos, a ONU escolhe um tema que orienta as discussões sobre o dia Mundial da Água. Em 2010, o tema é “Água Limpa para um Mundo Saudável”.
Você Sabia que?
- Mais de 1,4 bilhão de pessoas no mundo vivem sem acesso a água potável
- As previsões apontam que o número de pessoas que vivem em países submetidos a grande pressão sobre os recursos hídricos salte dos atuais 700 milhões para 3 bilhões até 2025.
- O Brasil possui um dos patrimônios hídricos mais importantes do planeta e pelo País circulam 12% da água doce superficial do mundo.
- O Brasil detém 60% da bacia amazônica, por onde escoa cerca de um quinto do volume de água doce do mundo.
- A região Amazônica detém 73,6% dos recursos hídricos superficiais nacionais e apenas 5% da população brasileira
- A insegurança da água e as alterações climáticas ameaçam aumentar, até 2080, de 75 milhões para 125 milhões o número de pessoas subnutridas em todo o mundo.
Fonte: http://www.ana.gov.br/aguasdemarco/2010/
Segundo alguns pesquisadores, o horizonte se apresenta de forma tenebrosa, uma vez que insistimos em manter nosso atual estilo de vida consumista e desperdiçadora. Se mantivermos esse ritmo de consumo, nossos recurso hídrico potável, não suportaram mais do que 50 anos.
Sei que talvez, essas informações pareçam exageradas, mas seu fundo de verdade não pode ser desprezado por qualquer um que tenha o mínimo de responsabilidade e consciência.
Cuidamos muito pouco daquilo que é essencial para nosso planeta e esse descaso custará nossa existência.
Resta nos saber se esse é o fim que desejamos para as próximas gerações? E, o que fazemos para evitar tal fim?





Postar um comentário