
Atendendo denúncias de desmatamento e caça predatória, Ibama faz visita à Serra dos Macacos com equipe terrestre e ajuda de helicóptero. O objetivo é coibir a ação de desmatamento e preservar a fauna local. O vice-presidente da ONG MOVAM Joamilton Viana acompanhou a operação.
No dia 28 de maio de 2010, uma equipe do Ibama fez uma operação contra o desmatamento e a caça predatória na Serra de Macacos depois de denúncias de moradores recebidas por esta entidade.
O vice-presidente da ONG Movam acompanhou esta atividade. Ele relata que a equipe chegou de surpresa por volta das onze horas da manhã, procurando informações na comunidade Vila de Samambaia. Munidos destas informações foram até a Serra dos Macacos, fizeram um levantamento das áreas atingidas pelo desmatamento, mas não conseguiram encontrar vestígios de caça ilegal haja vista que tal ação só acontece nos finais de semana.
Contudo, o IBAMA comprometeu-se a fazer novas visitas sendo elas nos dias que ocorrem à caça ilegal. Foi relatado, ainda, por moradores, que são caçadores de fora da comunidade e, desta forma, a cominidade já consciente de seu papel sente-se também agredida e cobra soluções rápidas aos problemas ambientais apresentados.
Os animais mais abatidos por caçadores são veados (segundo os moradores está cada vez mais dificil encontrá-los na naatureza devido a esta caça sem controle.) e aves de médio porte (nambu, aracuã, siriema etc.). Além da caça, também existe a captura de animais para vendê-los na feiras livre.
A Serra dos Macacos é uma região que fica entre Tobias Barreto, Simão Dias que apresenta uma vasta flora e fauna possibilitando uma biodiversidade ímpar para aquela região despertando o interesse da sociedade organizada e entidades (entre elas a ONG MOVAM, a UFS, a SEMARH e o próprio IBAMA) de transformá-la em uma reserva ambiental.
Em entrevista à Rádio Luandê FM sobre o evento, Joamilton Viana relata a atuação necessária do Ibama e convoca a toda a sociedade para participar ativamente das questões relacionadas a preservação do meio ambiente. Destaca, ainda, os efeitos do aquecimento global em nossa região tais como o empobrecimento do solo e as variações bruscas do clima.
Confira a entevista completa no vídeo abaixo:




parabéns hilton viana epla iniciativa sou de rio real conheci vc nun xou aqui vc cantando
biejos
Jessica Amaral
É bom Saber que ainda existem pessoas brigando pelo Meio Ambiente. Mas eu gostaria de saber se voces mantem parcerias com o PM de sua cidade? Estou perguntando por que aqui Poço Verde, eu e meus colegas estamos querendo denunciar uns crimes que estao acontecendo por aqui. Como vcs chamaram o IBAMA??
Célio Otávio
Parabenizar o hilton pelo trabalho belissimo que ele faz em demonstrar a importancia da nossa regiao!tive o prestigio de conhecre a Serra doas Macacos e realmente e indo o que a natureza pode fazer vae pena cuidar e prezevar as belezas da nossa regiao.parabens a todos ki estao nessa corrente do bem!
Cintia
Olá amigos do MOVAM, sinto-me, em nome de toda aquela comunidade, agradecido pelo trabalho que vocês vêm fazendo. Realmente é gratificante perceber que temos pessoas enteressadas em preservar algumas de nossas reservas, as poucas que ainda dispomos, naci e mim criei naquela região e, pudi testificar por inúmeras vazes o clamor que a vida selvagem imprime ao tempo que é caçada, certamente tambem podemos creditar essa relação conflituosa à falta de concientização da população local quanto a sua dependência e relação recíproca com todo aquele ecosistema. No mais tenho eu a felicitar-lhes pela iniciativa.
atenciosamente, VANDERSON VIERA