
Já havíamos falado aqui neste blog da venda de produtos agrotóxicos no Brasil que já foram proibidos em vários países desenvolvidos pelo seu alto risco de contaminação.
Bobagem, né?
Como diria meu Presidente Lula, não podemos fazer uma barragem devido a ambientalistas que não querem matar um perereca que mora por lá. Que bobagem dos ambientalistas!
Como diria o Conselho de Meio Ambiente dos Estados Unidos: uma buraquinho no Golfo do México não causará nenhum dano revelante ao meio ambiente americano. É bobagem dos ambientalistas.
É bobagem dos ambientalistas ou querem vender a ideia de um projeto que vai render bilhões para o bolso de poucos e a morte ou a devastidão para a vida de muitos?.
Para que acha que isso é bobagem e que para o progresso do país tem que serem feitos alguns sacrifícios leiam a matéria sobre o caso Bhopal.
Bhopal, Índia - O pior desastre químico da história - 1984-2002
Leiam a matéria clicando no link do site do Greenpeace. Inclusive tem um formulario para você preencher para ajudar estas vítimas e evitar que ocorra em outros países.
Link (Arquivo Pdf): Bhopal, Índia - O pior desastre químico da história - 1984-2002
Relatamos isto porque hoje foi dada a sentença aos responsáveis pelo vazamento de produtos tóxicos que causaram a morte de 25.000 pessoas em Bhopal, na Índia. O julgamento foi nos tribunais indianos contra uma empresa americana a Dow Química que comprou a Union Carbide e assumiu a responsabilidade moral, social e ambiental do desastre.
Foram condenadas oito pessoas por "negligência" a dois anos de prisão. Isso depois de 26 anos de processo. Ou seja, os atingidos pelos desastres pagaram uma pena de 26 anos, presos a sequelas, quando não morreram.
Ah, mas pelos menos foram presos!
Foram condenados, mas foram soltos depois de pagar fiança de 4.000 reais cada e a empresa que tem uma renda anual de 40 bilhões vai pagar 80 mil reais de multa.
Agora crie uma cena com o acontecimento:
À meia-noite de 3 de dezembro de 1984, 40 toneladas de metil-isocianato provinientes das instalações que produziam agrotóxicos da empresa Union Carbide contaminaram o ar de Bhodal.
Três mil pessoas mortas no ato, caindo como folhas secas de um tronco morto. E até hoje vítimas da contaminação já somam 25.000 mortos.
Mistura de filme de ficção com horror:
Preço do ingresso: 4 000 reais.
Patrocínio da empresa: 80 mil reais.
E os condenados só foram os responsáveis indianos. Os americanos inclusive o presidente da indústria não foram processados. Eles trouxeram o emprego para a Índia e prosperidade para os indianos. São heróis.
A Dow Química alega que não é responsável pelo acontecimento e que já pagou 470 milhões de dólares para compensar as vítimas.
Em novembro de ano passado as autoridades locais (os políticos) disseram que iam abrir a fábrica para o público para mostrar que estava segura.
Desistiram da ideia!




Postar um comentário