| Professor Estéfane em visita à UFS com seus alunos. |
Mais um ano letivo se inicia e alguns dilemas continuam batendo a porta da sala de aula: Como atrair a atenção dos alunos? Como criar no alunos, o gosto por voltar de novo, entusiasmado para aula do dia seguinte? Como ensinar os conteudos de uma forma diferente e inovadora?
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| Visita a centro histórico |
Estes questionamento parecem impossíveis de serem resolvidos. Não é verdade. O fato é que "feijão com arroz" o tempo todo até o estômago enjoa.
Uma alternativa que venho implementando há quase dez anos são as excursões temáticas. A famosa aula fora da sala. Ou, ainda, tecnicamente falando: as aulas-passeio. O sucesso é infalível.
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| Aula-passeio 2: Enriquecimento de experiências |
Quem primeiro pensou no conceito de aula-passeio foi Freinet.
Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso, desenvolveu o conceito de aula-passeio por acreditar que o interesse da criança não estava na escola e sim fora dela. Freinet idealizou esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.
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| Aula-passeio 3: Integração de diversas áreas de estudo. |
As aulas-passeio são de extrema importância, porém não podem ser feitas de qualquer forma. Requer planejamento e muita atenção. Não se trata apenas de levar o alunos para outro lugar. Se assim fosse, só bastaria dos motoristas, não é verdade?
Como já mencionei anteriormente, possuo "vasta" experiência neste tipo de aula. Com equipamento, roteiro e projeto elaborado. Qualquer interesse, mantenha contado.








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