Aula-passeio: Todo [o] mundo ganha

Postado por Estéfane Lindeberg | 01:21


Professor Estéfane em visita à UFS com seus alunos.

Mais um ano letivo se inicia e alguns dilemas continuam batendo a porta da sala de aula: Como atrair a atenção dos alunos? Como criar no alunos, o gosto por voltar de novo, entusiasmado para aula do dia seguinte? Como ensinar os conteudos de uma forma diferente e inovadora?
 

Aula-passeio: Forma autêntica de prender
Visita a centro histórico










Estes questionamento parecem impossíveis de serem resolvidos. Não é verdade. O fato é que "feijão com arroz" o tempo todo até o estômago enjoa.

Uma alternativa que venho implementando há quase dez anos são as excursões temáticas. A famosa aula fora da sala.  Ou, ainda, tecnicamente falando: as aulas-passeio. O sucesso é infalível.

Aula-passeio 2: Enriquecimento de experiências
Para alguns "ignóbeis" esse tipo de atividade é enrolação e o aluno não aprende nada, pois na cabeça destas criaturas (os ignóbeis) "aprender é sentar na cadeira e copiar". Acredite. É esse tipo de conduta que tanto promove a evasão escolar.

Quem primeiro pensou no conceito de aula-passeio foi Freinet.

Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso, desenvolveu o conceito de aula-passeio por acreditar que o interesse da criança não estava na escola e sim fora dela. Freinet idealizou esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.
Aula-passeio 3: Integração de diversas áreas de estudo.


As aulas-passeio são de extrema importância, porém não podem ser feitas de qualquer forma. Requer planejamento e muita atenção. Não se trata apenas de levar o alunos para outro lugar. Se assim fosse, só bastaria dos motoristas, não é verdade?

Como já mencionei anteriormente, possuo "vasta" experiência neste tipo de aula. Com equipamento, roteiro e projeto elaborado. Qualquer interesse, mantenha contado.

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