Discutir educação em nossa sociedade é muito complicado.

E grande parte dessa complicação existe porque não ela não é levada a serio.

Tudo que é feito pelo homem é imperfeito desde a sua concepção. Não que exista uma maldição ou um complô para que de errado!

-Não se trata disso!


É que é humano cometer erros e equívocos. Alem do mais, amadurecemos com nossos próprios erros.

Mas quando se trata de Educação, os erros se acentuam e, estranhamente, não aprendemos com os erros outrora cometidos.

O que vemos diariamente é um processo de maquiagem dos erros, numa tentativa de colocar um tapete em cima deles para que ninguém os percebam.

Nunca discutimos os verdadeiros gargalos, os verdadeiros nós que nos impede de evoluir.

Discutir Plano de Carreira, Estatuto e Regimento de Escolas são passo importantes para melhoramos a educação. Mas não são os principais ou os mais urgentes!

Em nosso município por exemplo, no instante em que pensamos dessa forma, esquecemos as centenas de crianças que estudam em escolas precárias, com paredes prestes a cair sobre seus ombros e telhados prestes a desabar sobre suas cabeças.

São crianças que freqüentam rigorosamente a escola, mas precisamos entender de que escola estamos tratando. Por que a temos em nossa rede ofical são sempre quatro paredes com, no máximo um bom quadro e cadeiras.

Nossa escolas, da forma como estão, não tem como formar um cidadão completo. Um cidadão para usufruir e influir na sociedade em que se insere. Um ser, capaz de trilhar seus próprios caminhos e obter conquistas financeiras, sem precisar usar de meio ilícitos para isso.

O máximos que fazemos despejar conteúdos e esperar que eles absorvam um pouco disso no decorrer das series, se conseguir ficar na escola.

Se, porque ...

-O patrão dele , não permite que ele estude em suas 9 horas de trabalho;

-O que ele recebe (menos que um salário mínimo assegurado na Lei) por sua força braçal não permite que ele tenha atenção na sala.

-Todo instante ele ouve e ver que quem sobe na vida é o esperto e não o estudioso.

Tudo que o aluno ouve, o tempo todo em suas 20 horas diárias é o oposto do que a teoria escolar diz, em suas 20 horas SEMANAIS.

Agora Reflitam:

Não temos coisas mais importantes para discutir do que alteração de estatuto ou plano de carreira do professor??

0 comentários