A cidade de Tobias Barreto estará realizando, das 8 às 17h, do dia 21 de Janeiro a 1ª Conferência Municipal  da DEFESA CIVIL E ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA. Esse evento é etapa preparatória para as etapas estaduais e nacional a serem realizadas no mês de março e abril deste ano.

As etapas da 1ª CNDC serão realizadas, provavelmente, nos seguintes períodos:


  1. Etapa Municipal – antes da Etapa Estadual;
  2. Etapa Estadual – até 6 de março de 2010;
  3. Etapa Nacional – de  06 a 08 de abril de 2010.

    Em todas as Etapas da 1ª CNDC, a eleição contemplará a representação dos vários segmentos da população, de acordo com a seguinte proporcionalidade: o mínimo de 50% de representantes da sociedade e o máximo de 50% de representantes governamentais (estes no máximo 30% de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, da administração pública direta e indireta e, no máximo, 20% de órgãos públicos de defesa civil federal, estadual e municipal).


    As Conferências Municipais elegerão delegados à Etapa Estadual, na seguinte proporção da população de sua base territorial:


    1. até dez mil habitantes, elegerão três delegados;
    2. a partir de dez mil habitantes até um milhão de habitantes, elegerão mais um delegado a cada quinze mil habitantes, até o limite de cem delegados;
    3. de mais de um milhão de habitantes, elegerão mais um delegado a cada cem mil habitantes, até o limite de cento e cinqüenta delegados.

      OS EIXOS TEMÁTICOS


      De acordo com o Regimento da 1ª CNDC, o tema central será – DEFESA CIVIL E ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA: POR UMA AÇÃO INTEGRAL E CONTÍNUA, com ênfase na prevenção e assistência humanitária, com os seguintes eixos temáticos:


      1. Desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento;
      2. Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da Assistência Humanitária;
      3. Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil.

      Muitas informações ainda precisam ser disponibilizadas, mas de antemão o que se pode dizer é que este é um momento importante e toda população precisa participar.



      Basta lembrar que todos os anos a população do Nordeste brasileiro, sofre com uma série de intempéries da natureza  sem que nada seja feito para que o problema seja resolvido definitivamente, como acontece com a seca, onde uma verdadeira indústria se consolida ano após ano: a Indústria da Seca.



      Esta insdústria faz com que proprietários de carros-pipa, geralmente parentes de politicos, prestem serviços para resolver o problema de falta d'água da população, mas segundo denúncias, várias irregularidades são apontadas. Veja algumas delas :


      • O número de viagem cobrado, quase sempre é maior que o realizado;
      • A quantidade de água transportada sempre é menor que a capacidade do carro-pipa;
      • A qualidade da água transportada é adulterada muitas vezes, para que o carro rode menos quilometragem, mesmo que a água seja inapropriada para o consumo humano.

      Todas essas irregularidades, entre outras que existem, possibilitam que o proprietário do carro-pipa fature de forma abusiva e até desumana em cima das necessidades da população.


      Muitas das intempéries da natureza (seca, enchentes, frio, calor, terremotos etc) acontece de forma imprevisível e as consequências  quase sempre são agravadas por falta de planejamento das autoridades.


      São graves problemas que acometem a população carente e uma conferência como esst pode apontar soluções.


      Participe, só assim você terá argumentos para cobrar ações mais eficientes!

      0 comentários