A disputa contra o mosquito da dengue em Tobias Barreto, ganhou um reforço de grande valor. Trata se do peixe Barrigudinho, da família Poecilidae.

Esse pequeno peixe, de apenas 4cm quando adulto, é capar de viver em córregos e em ambiente com água de pequena profundidade. Alem de ser muito comum no Brasil, o barrigudinho (tambem chamado de Lebiste, Guaru e Guppy) é rústico e resiste a variações de ambiente. Sem contar no fato de se reproduzir rápido.

O responsavel por pelo projeto do uso agente natural no combate ao mosquito da dengue é Flamarion, agente de Edemias da rede puplica municipal. 

Segundo ele, o barrigudinho apresenta varias vantagens em arelação aoutros peixes usados no acombate ecologico:
  • Sao faceis de seres encontrados;
  • Caso morram, nao apodrecem a agua, por seres muito pequeno;
  • Tem um apetite bem voraz;
  • Se alimente mesmo sobre muito stress;
  • Fazem o controle da quantidade de individuo que nasce, pois comem outros os filhote uns do outros, quando o agrupamento ficam numerosos;
  • Toleram uma variedade de temperatura e acidez muito grande entre outros.

Flamarion ja vem usando esses peixes a mais de um anos com bastante exito. 

Segundo Flamarion, a principal vantagem do uso do barrigudinho no controle das larvas é que o uso de produtos toxicos ( inseticidas industrializados,o organofosforado temefós e o piretróide) redui-se significativamente.
segundo o agente pesquisador, a redução no uso do produto quimico é significativo, por que os peixinho comem todas as larvinhas que encontram, Para se ter uma ideia , esse pequenos peixinhos conseguem comer mais de 50 lavar por dia.
  
O trabalho de Flamarion é uma prova de quando se tem força de vontade, dedicação e responsabilidade a busaca de uma mundo melhor fica cada vez mais perto.

1 comentários
  1. kamilah rock 30 de agosto de 2011 às 07:25  

    isto é uma beleza