(Fig. 1) Créditos: Movam.org.br

Vazamento de água em duto da Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO já dura dois anos e nada foi feito pela empresa, mesmo havendo vários pedidos dos moradores da região para que o problema fosse sanado.

Os moradores do Povoado Boa Vista, Itapicuru - Bahia, procuraram a nossa ONG para denunciar o descaso da DESO com um vazamento que já dura mais de dois anos e nada foi feito, mesmo sendo acionada pelo moradores locais.

De acordo com a denúncia, a DESO ainda mantém um reservatório de água na comunidade (ver fig. 2) que antes recebia água da Capoeira e do Catu e distribuía para a Cidade de Tobias Barreto. Hoje em dia, só funciona o bombeamento do Catu. Como é uma água de ótima qualidade, ela é usada para contrapor com a que vem da Barragem do Rio Jabireri (água de qualidade duvidosa). Desta mistura os tobienses recebem um abastecimento de qualidade quase 'aceitável'.


(Fig. 2) Créditos: Movam.org.br

Neste duto que vem do Catu surgiu um vazamento há mais de dois anos e a DESO continua ignorando tal fato. Parece um minante, jorrando água todo dia à beira da estrada que liga Tobias Barreto a Itapicuru (ver fig. 3). Isto durante dois anos e não é por falta de aviso à empresa. Além do desperdício de água (item tão essencial para a nossa sobrevivência) há também o gasto de energia, pois esta água, ela é bombeada. Tal negligência da DESO gera danos aos cofres públicos (leia: para os cidadãos), para os consumidores e para o meio ambiente.


(Fig. 3) Créditos: Movam.org.br

A ONG vai acionar os órgãos competentes para que tal situação seja resolvida o mais rápido possível. Não podemos aceitar que algo tão simples de ser resolvido acabe tornando-se em um problema devido a burocracia ou a inércia de pessoas responsáveis de cuidar de algo tal sério como a água de nosso planeta: uma fonte de vida.


(Fig. 4) Créditos: Movam.org.br

Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.

0 comentários