A difícil jornada em busca de um sonho.

Postado por Estéfane Lindeberg | 01:01


Acredito que a principal diferença entre nós, seres humanos e outros animais seja a capacidade de sonhar (Já não sou mais adepto ao pensamento que diz que o que nos distingue dos outro animais é o pensamento. Tanto isso é mentira que ainda diluímos nossa sujeira nas águas "doces" dos rios; Ainda investimos  investimos menos do que devia em educação; Ainda cultuamos o deus TV; Ainda votamos em políticos corruptos, por  tradição; e ainda "ouvimos" melodias musicais de 8 palavras "Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego")



Na busca desse sonho, construir uma Unidade de Conservação na Serra dos Macacos, o MOVAM deu mais um voo (literalmente falando!). Com a ajuda de um grupo de abnegados a MOVAM conseguiu fazer, ainda que parcialmente, um vôo aéreo sobre a Serra dos Macacos, para identificar o estado de conservação do entorno da serra.


Através desse vôo panorâmico foi possível constatar a grande quantidade de área verde preservada na Serra dos Macacos. O vôo também evidenciou alguns males: As queimadas estão cada vez se expandindo!


Ja fazem 6 (seis) anos que a SEMARH/SE informou que daria atenção especial ao locais que tivessem a presença do macaco guigó (Projeto Guigó). Em 2009, novamente, o entao Secretario de meio Ambiente de Sergipe Marcio Macedo, se comprometeu em iniciar os levantamentos de dados na aréa, para verificar a potencialidade da serra. Nada aconteceu! ( Das duas uma: Ou a área não tem potencial ou nossos gestores não estão nem aí nem vão chegando para a proteção do ambiente!!!!)


Um dia, ainda que lá longe, o bioma Caatinga terá seu valor reconhecido. Quando esse dia chegar, os estudiosos da época dirão "existia muita exuberância na  Caatinga. poderíamos ter estudado mais!"


Veja algumas fotos:















3 comentários
  1. Uilson 19 de fevereiro de 2012 às 10:58  

    Pois é professor Estéfane, essa luta parece ser difícil de ser conquistada, mas nós sabemos, quão importante p/ o nosso meio ambiente é o bioma Caatinga. Infelismente, as autoridades públicas pensam q só fazer "dinheiro" e ficar trancados em seus gabinetes é + importante do que deixar ou entregar a natureza ao Deus dará. Mal sabem eles que a natureza não tem valor! Parabéns pela postagem e que a luta dessa entidade pelo reconhecimento da Serra dos Macacos como área de preservação seja reconhecida algum dia, espero que não seja só pelos nossos netos ou bisnetos. Uilson

  2. Flavius08 21 de fevereiro de 2012 às 00:58  

    Parabéns Profº Estéfane pela postagem!Nossos políticos, bem como a sociedade em geral (tobiense e sergipana, especialmente), precisam compreender que a SERRA DOS MACACOS e/ou, áreas como essas, devem ser estudadas e preservadas. Pelo bem de nossas futuras gerações!!

    Profº Flávio

  3. Movam 22 de fevereiro de 2012 às 00:38  

    Lamentavelmente, nossos dirigentes possuem o grau de preocupação que a população apresenta. Como pode ser visto, então, a preocupação e mobilização da população ainda é muito pequena. É POR ISSO QUE EXISTE TANTO DESCASO!!!

    Para vc ter uma noção do descaso, a Serra dos Macacos sofre com extração ilegal de madeira. Denunciamos ao MP e os dono de padarias tiveram que comprar fornos eletricos. Todos compraram, mas apenas menos de 5 padarias usam exclusivamente gás ou eletricidade para aquecer o forno. Mas de 10 padarias continuam usando lenha (mesmos tendo comprado forno a gás!)

    A justiça intimou os proprietários, mas a população precisa deixar de compra pão nesse estabelecimentos que, alem de sujarem o ar de nossa cidade, ainda devastam nossa vegetação!